sexta-feira, 19 de agosto de 2011
segunda-feira, 11 de julho de 2011
Criatório produz nova campanha para o COP
A Criatório Comunicação junto com a Linear Filmes produziram para o cliente COP – Centro Odontológico do Povo –
sua mais nova campanha intitulada “Sorrir”, contando com a presença do simpático e talentoso ator/comediante baiano Luís Miranda.
De passagem pela cidade com o espetáculo “7 Conto”, Luís Miranda usou do seu jeito descontraído
e marcante para falar das novidades que o COP está implantando em suas unidades em toda Bahia.
Fiquem ligados! Em breve vocês verão O COP na telinha da TV e em outdoor’s pela cidade.
Ficha Técnica:
Campanha: Sorrir
Título: Sorrir
Duração: 30’’
Agência: Criatório Comunicação
Atendimento: Cyntia Guimarães
Planejamento: Cyntia Guimarães, Ravena Lima
Mídia: Feliana Medeiros
Criação: Alex Pimentel, Júh Costa, Sillas Pinheiro
Produção RTV: Alex Pimentel, Elielson Pita
Produtora: Linear Filmes
Direção: Rey Bacelar
Finalização/Edição: Reizinho Bacelar Jr.
Fotografia: Almir Jr.
Aprovação: Leandro Elias e André Betin
sexta-feira, 8 de abril de 2011
SURGE UM NOVO BLOG EM FEIRA DE SANTANA
PRÊMIO TOP OF MIND
terça-feira, 5 de abril de 2011
sexta-feira, 25 de março de 2011
VAI FICAR DÍFICIL JUSTIFICAR MAIS UMA MARMELADA.
Nasceu o grande campeão do Bahia Recall 2011 e se não for eu mudo meu nome.
PROJETO CONCRETO - VACA
FICHA TÉCNICA:
Agência: Nerobianco Comunicação
Cliente: Projeto Concreto
Produtora Vídeo: Linear Filmes
Produtora Casting: G2 Produções
Atendimento: Eliane Castro
Direção de Arte: Paulo diTarso
Redação: Paulo diTarso e Gabriela Lima
Mídia: Jamile Souza
Fotografia: Almir JR
Direitor de Fotografia: Rei Bacelar
Edição de Vídeo: Reizinho Bacelar
sexta-feira, 18 de março de 2011
SINAPROBA - INFORMA
A Carambola Comunicação, de Barreiras, e o Ponto K Publicidade, de Salvador, são as mais novas filiadas ao Sindicato das Agências de Propaganda do Estado da Bahia (Sinapro-Bahia). O Sindicato, fundado em 4 de setembro de 1984, é constituído para fins de representação legal da categoria econômica das agências de propaganda na base territorial do Estado da Bahia, promovendo a defesa e o desenvolvimento da classe. O Sinapro-Bahia é filiado à Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro), órgão representativo da classe patronal publicitária em nível nacional, e conta com 54 agências filiadas em toda Bahia.
--
Núbia Passos
Agência de Textos - Comunicação Integrada
(71) 3271-7171/ 8117-5897
quinta-feira, 17 de março de 2011
Workshop de moda
Brasil ganhará escola de efeitos visuais com padrão internacional
A novidade maior, em meio a tantas dicas de animação e ideias para designers gráficos, ficou para o anúncio de Alessandro Bonfim – o fundador da escola Saga, organizadora do evento – que revelou a chegada de uma nova e inédita escola profissionalizante ao Brasil. Esta nova escola, que ainda não tem nome definido, será fruto de uma sociedade da Saga com a Gnomon, empresa reconhecida mundialmente por criar efeitos especiais para Hollywood em filmes como Avatar e Harry Potter, além de jogos como God of War 3 e Uncharted 2: Among Thieves.
Para se ter uma ideia, a nova escola contará com os melhores professores da Saga, que irão até Los Angeles, na Califórnia, passar por um intensivo treinamento até serem aptos a lecionar no “estilo Gnomon de artes”. Além disso, haverá intercâmbio entre professores. Profissionais virão diretamente dos Estados Unidos para fechar os pacotes de cursos que serão oferecidos pela instituição.
E se você acha que qualquer um poderá estudar nesta escola, se engana. De acordo com Alex Alvarez, fundador e presidente da Gnomon, cada aluno passará por uma detalhada seleção para filtrar os verdadeiros talentos. A questão aqui não é se o aluno pode pagar ou não o curso, mas sim se ele tem ou não o talento necessário para começá-lo.
“As pessoas geralmente não ligam para qualidade. Só querem saber de dinheiro. E a Saga foi a primeira escola que vi focar realmente no ensino e nos futuros profissionais”, disse Alvarez.
Essa iniciativa visa a chegada de muitos novos empregos no país, além de ter a possibilidade da criação ou importação de novos estúdios para a região. Alvarez também acredita que o Brasil tem muitas pessoas criativas e é um mercado emergente, além de ter uma cultura muito semelhante à norte-americana. Isso, inclusive, o levou a decidir investir por aqui, já que negou propostas em diversos outros países durante anos.
Com certeza é uma excelente notícia para a indústria de efeitos gráficos e visuais. Agora, é esperar para que 2012 os serviços da nova escola comecem.
Como disse o próprio Alessandro Bonfim, “Nós faremos história.”
Por
Raul Serra.
Publicitário é f... não perde a oportunidade de criticar ou avaliar o trabalho do outro.
Um deste me perguntou o que achei da marca escolhida pelo “júri técnico”. Não vou julgar o termo júri porque teria que entrar em etimologia das palavras e ai corro o risco de dar um nó na cabeça dos ditos publicitários. Mas vamos analisar a aplicabilidade do temo TÉCNICO.
Técnico de quê?
O Jorge Galeano tem um trabalho consistente, mas nem um pouco popular, seu publico não ouve “VOU NÃO, QUERO NÃO, MINHA MULHER NÃO DEIXA NÃO”.
Luciana Boeira. Alguém aí pode me dizer o que esta cidadã fez na vida além de distribuir simpatias e currículos com especialização de MESTRA de não sei o quê?
Quanto ao terceiro técnico, no dia que alguém disser quem é o “ilustre quem ?” eu faço um comentário sobre ele. Se tiverem outros, piorou.
A marca da micareta tem que comunicar de forma precisa e objetiva uma idéia. Que ideia é esta? Festa e alegria (ponto). Cultura, identidade cultural, conceitos étnicos, regionais e o escambáu, deixa pra referenciar na cátedra, isso é coisa de intelectual.
Objetividade, esta é a palavra chave do momento, momento da internet, do Twitter, do Facebook e do Msn. Vamos direto ao assunto, um rosto sorridente, maquiado para a festa, diz mais que... (o que é aquilo do lado do nome MICARETA 2011?)
O ano é muito importante na marca, afinal ninguém sabe que estamos em 2011 né?
A cor vinho usada naquela coisa tem uma capacidade de comunicação impressionante, é a cor do seriado “VAMPIRE DIARIES”, passa uma alegria incrível para os padrões anglo saxões, porque no Brasil aquilo é cor de VELÓRIO, aliás, as funerárias tão interessadas em conseguir o telefone do DESIGNER.
Ah! Dinâmica das cores é coisa de intelectual também, mas para um comunicador visual é algo imprescindível.
Quero ver a solução das agências para integrar aquela coisa à comunicação da festa, boa sorte a elas.
quinta-feira, 3 de março de 2011
terça-feira, 1 de março de 2011
Ignorância 1 – O encontro periódico que a Tv Subaé promove com o nome de Confraria, teve sua ultima edição no dia 23 de fevereiro no The House e podemos parabenizar a organização em todos os aspectos. Porém, para um observador mais atento, ficou claro a ignorância da grande maioria dos presentes quanto a historia da publicidade nacional e de fatos e programas que fizeram a cabeça de várias gerações de brasileiros.
O grupo performático convidado pela organização para animar o evento, deu um show, tanto de música como de citações e referencias de programas, comerciais, musicas e artistas que de alguma forma, escreveram capítulos interessantes da comunicação do país e em grande parte desconhecidos da maioria dos presentes.
A criatividade é resultante de diversos aspectos e o conhecimento do meio, sua historia e referencias, são imprescindíveis para o profissional. Em síntese “cultura”.
Ignorância 2 – A comunicação visual está de mal a pior em Feira de Santana. Cada dia mais, se vêem verdadeiros assassinatos da língua da gramática e até de outros idiomas. Paineis, letreiros, fachadas e marcas de empresas, criados e desenvolvidos por quem não tem conhecimento da língua, dá margem a verdadeiros crimes gramaticais, ortográficos e idiomáticos.
Exemplos:
1 - Na Av. Sto. Antonio, uma loja de confecções se apresenta com o sugestivo nome de PIPOUS BOYS & GIRLS. Me parece claro que a intenção era escrever PEOPLE BOY’S & GIRL’S.
2- Na Kalilandia, um salão de beleza tem interessante nome de BELLY HAIR, que numa tradução livre serial BARRIGA CABELO. Ou seja, Feira de Santana tem o primeiro e exclusivo salão de beleza exclusivo para tratar dos cabelos da barriga.
3- Esta mais comum, pode ser vista em diversas marcas em toda a cidade. O uso indiscriminado do { ‘ } apostrofo, que segundo a regra que aprendi, só é utilizado para suprimir um vogal que se repete no fim e no inicio de palavras contiguas, dando ritmo a leitura a exemplo de Sant’Ana dos Olhos D’Água (Santa Ana; da água), Brilho D’Ouro (do ouro).
4- Esta é também muito comum, cometida pelas empresas que fazem plotagens em carros, faixas, cartazes e etc. O uso incorreto de verbos. O verbo Dar conjugado na terceira pessoa do presente indicativo não se escreve DAR, se escreve DÁ, portanto “Deus não dar nada a ninguém”, “Deus dá sua graça ...”
Sugestão aos publicitários e comunicadores.
Cultura não faz mal a ninguém.
segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011
Júri técnico agrada participantes
A idéia da marca oficial da Micareta de Feira de Santana ser avaliada pelo júri técnico agrada aos três participantes do concurso. O júri que irá participar da seleção das marcas terá que observar alguns critérios relevantes como: criatividade, autenticidade e aplicabilidade da marca.
Para o finalista Raoni Setubal Lima, a votação do concurso tomou o rumo certo. “Parabenizo a organização da seleção por ter tomado a decisão correta. Vejo que esta é uma ótima oportunidade para que profissionais da área avaliem melhor. A participação popular também é muito válida e importante, porque amigos, familiares e até desconhecidos puderam conhecer nosso trabalho”, observa.
A designer gráfica Thais Coutinho Ribeiro também aprovou a decisão da organização. “Eu e minha família estamos muito felizes com a divulgação da marca. A minha expectativa continua sendo a melhor e quero muito ganhar o concurso” afirma.
O finalista Clebson da Silva acredita que a avaliação do júri técnico vai trazer mais transparência e lisura ao processo seletivo. “A decisão da organização é bem positiva. Com essa mudança o concurso demonstra credibilidade para os participantes. Estou feliz, pois o trabalho foi bem divulgado e espero que a minha marca também seja escolhida pelo júri”, conta.
A composição do júri técnico e a data do julgamento devem ser definidas nesta sexta-feira (25), durante a reunião entre os secretários de Comunicação Social, Fabrício Almeida; e de Cultura, Esporte e Lazer, Euclides Artur Andrade.
A pontuação alcançada na internet pelos três finalistas será levada em consideração, sendo somada ao resultado apontado pelo júri técnico. A votação para a escolha da marca da Micareta foi finalizada a meia noite de quinta-feira (24).
FONTE: PORTAL DA PMFS
quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011
EXAGERANDO NA DOSE - PAULO COELHO
De acordo com a teoria da evolução das espécies, o meio foi determinante
para apontar os desafios a serem vencidos e, mais adiante, quais destas
espécies sobreviveriam. Mais do que tamanho, força ou agilidade, a
capacidade de adaptação acabaria por determinar o destino de cada espécie.
Os mamutes, fortes e vigorosos, sucumbiram. Os rinocerontes estão a caminho.
E mesmo as águias americanas, famosas pela sua envergadura, velocidade e
precisão parecem ter pouco tempo para fazerem apenas parte do passado.
Tão seletivo quanto o mundo animal, nosso mercado publicitário vive um
momento delicado. Se por um lado já nos víamos açoitados pela mentalidade do
"farinha pouca, meu pirão primeiro", agora esta se soma à "quem
(sobre)viver, verá". Diante de uma concorrência há sempre um publicitário
varejista de plantão capaz de fazer o cliente acreditar que o que nos
diferencia é o preço de cada um, e não a idéia. O cliente gosta, atiça esse
tipo de concorrência e, é claro, tira proveito disso.
Clientes agem e agirão sempre como predadores, portanto não podemos ser
inocentes a ponto de esperar deles o entendimento que o fim da espécie
publicitarius inteligentis também afetará o negócio dele, afinal seria o
mesmo que pedir ao lobo para ser comedido diante de um rebanho de ovelhas
perdidas. É certo que o lobo vai exagerar na dose e haverá de morrer de
fome, mas antes dele morrerão as ovelhas.
Conviver com um mercado cada vez mais competitivo não é um problema que
aflige somente o nosso negócio, mas talvez estejamos exagerando na dose
quando permitimos que o cliente comece a enxugar seu investimento pela
redução absurda da nossa rentabilidade. Perdemos importância dentro do
mercado? Obviamente que não, e até diria que muito pelo contrário, mas
estamos perdendo a nossa capacidade de impor limites. Temos um mercado cada
vez mais "juniorizado" porque não conseguimos mais segurar na profissão os
seniors, temos uma fuga de talentos para outras atividades porque
simplesmente não temos margem para pagar melhor.
Nosso negócio é comunicação, sabemos como alavancar produtos, despertar
desejo, gerar consumo. Sabemos conceituar produtos, diferenciá-los perante a
concorrência, explorar seus diferencias. Portanto, não haverão de ser as
novas tecnologias, nem os novos formatos da web, nem as mudanças no
comportamento da sociedade que nos imporão limites para continuarmos sendo
peça essencial nessa engrenagem, pois para estes desafios responderemos
sempre com a vanguarda que caracteriza a nossa profissão. Nossa maior
preocupação deve ser criar um mercado maduro, que atenda às expectativas de
nossos clientes, que alimente cadeia de bons parceiros e que possibilite
oportunidades de crescimento a nossos profissionais dentro do nosso mercado.
Afinal, o que o cliente quer quando nos procura é resultados, e não
descontos.
E se o cliente ainda se diz insatisfeito, lembre-se que cliente sempre quer
mais e pagando menos, tanto faz se o ambiente é um balcão de mercearia ou
uma mesa de negócios, afinal é assim que nós nos comportamos quando estamos
do outro lado.
*Presidente do Sindicato das Agências de Propaganda do Estado da Bahia (Sinapro-Bahia)
Artigo publicado no Jornal Correio*, do dia 5 de dezembro de 2010
FONTE: PORTAL DO SINAPRO BA
A FORÇA DO RÁDIO
O rádio ainda é o meio de comunicação mais popular entre os soteropolitanos. É o que revela um levantamento sobre hábitos de mídia da população de Salvador, divulgado nesta terça-feira (22). O estudo realizado pela Potencial Pesquisas mostra que 80,4% dos entrevistados costumam se informar através das ondas sonoras. Ainda segundo o levantamento, 42,6% das pessoas costumam ouvir rádio todos os dias; 9,4% escutam de 4 a 5 vezes na semana; 14,5% ouvem de 2 a 3 vezes na semana; 11,4% cutivam o costume nos finais de semana e 19,6% nunca ouviram. O horário de 6h às 8h é o que apresenta maior número de ouvintes na capital baiana. Já no quesito fonte de informação, 73,4% dos soteropolitanos disseram que se sentem informados.
ENVIADO POR ANA PAULA
terça-feira, 22 de fevereiro de 2011
ERRATA.
Para fazer justiça em relação as marcas paticipantes, vamos aqui esclarecer.
A marca nos foi enviada por um colega do mercado, no primeiro momento entendemos na conversa que a marca referida havia sido desclassificada do concurso. Agora ele nos esclarece dizendo que foi enviada como desmostração do potêncial dos profissionais do mercado, inclusive com o pedido de publicação no blog.
MARCA DESCLASSIFICADA - QUEM ESTÁ FORA DO NÍVEL; OS PROFISSIONAIS OU ORGANIZAÇÃO?
2º Capitulo da nova temporada: Marca da Micareta.
Todos os votos computados no processo de escolha da marca oficial da Micareta foram anulados a pedido da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, através das Secretarias de Comunicação Social (Secom) e Cultura, Esporte e Lazer, após a receber a informação pelo ACORDA CIDADE, de que o site de votação estava sendo invadido.
O Secretário Fabrício Almeida convocou a empresa responsável pela programação do sistema e a mesma apresentou relatório na tarde de ontem (21), indicando a necessidade de anulação dos votos. Assim, o Governo Municipal decidiu pelo procedimento, uma vez que foi constatado que o sistema foi invadido e alterado. O processo de escolha permitia, apenas, um voto por participante, sendo registrado o IP da máquina. Mas o sistema foi burlado prejudicando o resultado real da votação.
A Secom informou por meio de nota no site oficial que o sistema foi invadido na madrugada de domingo, mas desde a última sexta-feira (18)o portal Acorda Cidade foi informado por programadores sobre a invasão via e-mail, e pelo espaço Canta,Passarinho.
De acordo com o profissional, que não quis ser identificado, há uma falha na votação que permite a escolha da marca da micareta, pelo site oficial da Prefeitura Municipal de Feira de Santana. Ele informou que as falhas permitiam que os scripts automatizados fossem alterados, permitindo assim a alteração sorteio.
Um dos finalistas informou via e-mail que os votos direcionados a marca dele foram alterados.
Ele informou que a marca que estava em último lugar com 750 votos na última sexta-feira passou a ter 4.700 votos, e no sai seguinte, a marca criada por ele que estava com 3.003 votos até as 20h25 teve os votos subtraídos para 2.998.
“Estranho porque a votação é crescente e não decrescente. Sr. Secretário Fabrício Almeida peço que ajuste o esquema de votação junto com a empresa responsável e façamos junto aos internautas um concurso justo e altamente organizado, porque é de extrema importância tanto para quem está participando e principalmente para Feira de Santana”, solicitou.
A Secom informou que um novo sistema já está sendo desenvolvido, o que garante mais segurança na votação que vai escolher a marca oficial da Micareta. O novo prazo para votação fica estabelecido entre esta terça-feira (22) - a partir das 14 horas; e quinta-feira (24), até a meia-noite).
O resultado da votação será conhecido na sexta-feira (25). Os secretários de Comunicação Social, Fabrício Almeida; e de Cultura, Esporte e Lazer, Euclides Artur Andrade, agradecem pela compreensão de todos...
Fonte: www.acordacidade.com.br
sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011
Marca da Micareta
Pessoal, muita calma na escolha...
quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011
PONTO DE VISTA INTERATIVO
Marca da Micareta 2011
Três trabalhos foram escolhidos entre as marcas apresentadas por uma comissão formada por profissionais de comunicação e artistas plásticos. A escolha contou, ainda, com a participação do diretor-secretário do Sindicato das Agências de Propaganda, Magno Santana.
O secretário municipal de Comunicação Social, Fabrício Almeida, ressalta a forma democrática no processo de escolha da marca da festa. “O Governo Municipal optou pela participação popular na escolha da marca da Micareta, levando em consideração a própria essência da festa. Assim, o folião é que será responsável pela escolha da marca”, disse.Para votar acesse: www.feiradesantana.ba.gov.br
quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011
Diretor do Sinapro-Bahia participa da escolha das marcas para a micareta de Feira
Magno Santana, diretor do Sinapro-Bahia e de criação da Criante, representou a entidade atuando como um consultor no processo de escolha. O convite a Magno foi feito devido à necessidade da presença de um profissional de publicidade, que pudesse analisar os aspectos técnicos das marcas e também por ser representante de Salvador, logo se posicionando com maior isenção.
A comissão julgadora selecionou três marcas, para votação popular via internet. “A intenção da Prefeitura de Feira de Santana é que essa marca fique como definitiva”, destaca Magno. A seleção das marcas se deu através de um concurso aberto a qualquer profissional do país.
--
Núbia Passos
Agência de Textos - Comunicação Integrada
(71) 3271-7171/ 8117-5897
A escolha da marca da Micareta de Feira.
terça-feira, 15 de fevereiro de 2011
SÓ PARA ADULTOS
A concorrente alegou que a propaganda menciona o calor de 40° do Rio de Janeiro para estimular o consumo da bebida, sem alertar para os malefícios do uso excessivo do álcool. Segundo o Conar, a propaganda poderá ser veiculada novamente, se a companhia de bebidas inserir as advertências.Procurada, a Brahma não tinha ainda um posicionamento sobre a determinação.(Terra)
MATERIAL ENVIADO POR ANA PAULA VIDAL
BAHIA RECEBERÁ O MAIOR EVENTO DE COMUNICAÇÃO DO PAÍS
MATERIAL ENVIADO POR ANA PAULA VIDAL
Comissão escolhe hoje a marca da Micareta de Feira
segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011
REDE GLOBO TIRANDO O TIME DE CAMPO
Material enviado por ANA PAULA VIDAL
NOSSOS TIMES ESTÃO FAZENDO BONITO, SÓ A TV NÃO VÊ.
sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011
ARGOLA DE OURO EM FOCINHO DE PORCO
quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011
Novo logo da Record: vazamento planejado?
quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011
Descompactar material em produtora? Já era!
O mercado da produtoras em nossa cidade, está fechando o cerco aos "editores de fundo de quintal".
Desde o mês de janeiro, descompactar (transcrição de um vídeo de cd para fita beta ou dvcam) está custando nada mais do que R$ 350,00. Ou seja, valor totalmente inviável para fazer o tal, já que o custo chega quase no patamar dos valores cobrados pelas produtoras em um vt de 15", que no meu ponto de vista deveria custar muito mais.
A produtora da TV Subaé também participou desse "cartel" e resolveu nem mais fazer a dita cuja descompactação.
É... agora que quiser ter produtora, tem que ser produtora.
Ah sim... não podemos esquecer de uma palavrinha que anda sumida algum tempo: ANCINE.
Lembro que era um catatau de páginas e informações para registrar uma obra publicitária. E depois ficou esquecido... produtoras não pedem, agências não cobram esse registro e a maré vai enchendo e enchendo.
Aguardemos cenas dos próximos capítulos.
terça-feira, 8 de fevereiro de 2011
Sites de compras coletivas: Uma ameaça as agências de publicidade?
Coincidências criativas.
Dicas para um bom portfólio
quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011
Design Print lança campanha da Comercial São Luís na volta às aulas.
Artecapital na Campus Party 2011 - SP
A Artecapital Propaganda marcou presença no maior encontro de tecnologia do mundo, a Campus Party. Foi o encontro de grandes nomes como Al Gore (ex vice-presidente americano), Steve Wozniak (co-fundador da Apple), Kul Wadhwa (Wikipédia), Jon Maddog Hall (diretor executivo da Linux), Marina Silva e mais 6.500 campuseiros loucos por novidades e tecnologia. Entre eles , estava o representante da Artecapital, o redator Erick Torres, que conferiu o que rolou de melhor por lá.
Publicitários comemoram novas possibilidades de atuação.
quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011
ATENÇÃO AGÊNCIAS!!!!
Sites de Compra Coletiva. Uma nova publicidade?
Internet em crescimento.
O Projeto Inter-Meios divulgou que a Internet no Brasil, pela primeira vez, ultrapassou a marca do bilhão ao faturar R$ 1,06 bi com publicidade entre os meses de janeiro e novembro de 2010, valor 28,1% maior que o relativo ao mesmo período de 2009.
De todas as mídias auditadas pelo projeto, a internet é a que tem o maior percentual de crescimento, seguida da TV por assinatura (24,6%), que faturou R$ 905 milhões. A TV aberta continua na liderança - faturou 14,9 bilhões, com 63% de participação.
Fonte: Sinapro Bahia