quinta-feira, 17 de março de 2011

Brasil ganhará escola de efeitos visuais com padrão internacional‏


Aconteceu em São Paulo, o evento de artes gráficas “The Union”, que contou com diversos talentos gringos como Neil Huxley, diretor de animação gráfica de filmes como Watchmen e Avatar; Fausto de Martini, diretor de projetos visuais da Blizzard, entre outros pesos-pesados do ramo.

A novidade maior, em meio a tantas dicas de animação e ideias para designers gráficos, ficou para o anúncio de Alessandro Bonfim – o fundador da escola Saga, organizadora do evento – que revelou a chegada de uma nova e inédita escola profissionalizante ao Brasil. Esta nova escola, que ainda não tem nome definido, será fruto de uma sociedade da Saga com a Gnomon, empresa reconhecida mundialmente por criar efeitos especiais para Hollywood em filmes como Avatar e Harry Potter, além de jogos como God of War 3 e Uncharted 2: Among Thieves.
Para se ter uma ideia, a nova escola contará com os melhores professores da Saga, que irão até Los Angeles, na Califórnia, passar por um intensivo treinamento até serem aptos a lecionar no “estilo Gnomon de artes”. Além disso, haverá intercâmbio entre professores. Profissionais virão diretamente dos Estados Unidos para fechar os pacotes de cursos que serão oferecidos pela instituição.

E se você acha que qualquer um poderá estudar nesta escola, se engana. De acordo com Alex Alvarez, fundador e presidente da Gnomon, cada aluno passará por uma detalhada seleção para filtrar os verdadeiros talentos. A questão aqui não é se o aluno pode pagar ou não o curso, mas sim se ele tem ou não o talento necessário para começá-lo.

“As pessoas geralmente não ligam para qualidade. Só querem saber de dinheiro. E a Saga foi a primeira escola que vi focar realmente no ensino e nos futuros profissionais”, disse Alvarez.
Essa iniciativa visa a chegada de muitos novos empregos no país, além de ter a possibilidade da criação ou importação de novos estúdios para a região. Alvarez também acredita que o Brasil tem muitas pessoas criativas e é um mercado emergente, além de ter uma cultura muito semelhante à norte-americana. Isso, inclusive, o levou a decidir investir por aqui, já que negou propostas em diversos outros países durante anos.

Com certeza é uma excelente notícia para a indústria de efeitos gráficos e visuais. Agora, é esperar para que 2012 os serviços da nova escola comecem.

Como disse o próprio Alessandro Bonfim, “Nós faremos história.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário