terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Sites de compras coletivas: Uma ameaça as agências de publicidade?

Estive navegando por um desses sites de compra coletiva da nossa cidade.
Observei algumas ofertas bacanas e muita gente aproveitando, mas infelizmente me deparei com um certo site e fiquei atento. Um anúncio dizia assim:

"1.000 Cartões de Visita + Criação da Logomarca com 86% de DESCONTO. De R$ 550,00 por Apenas R$ 77,00."; fique de boca aberta!

Fui até os detalhes da promoção e me abismei mais ainda. Presta só atenção:

"Existem Agências de Propaganda em Feira de Santana que cobram até 2 mil reais em uma criação de logomarca. Aqui você pega a sua logomarca e ainda ganha 1.000 Cartões de Visita por Apenas R$ 77,00 (Sua marca é Elaborada por Publicitários Graduados). "

Tenho medo desses graduados viu? Sinceramente no meu ponto de vista, serão uma ameaça!

Quer conferir?

Coincidências criativas.

Já discutimos esse tema várias vezes, mas ainda sempre dá pra aquecer mais um pouquinho.
Até onde a referência passa a se chamar plágio?










Dicas para um bom portfólio

História verídica!

Uma certa agência daqui mesmo de Feira, colocou um anúncio em uma faculdade que dizia assim: "Estamos precisando de Estagiário para o setor de Criação. Favor marcar entrevista com portfólio".
No dia combinado ela foi até a agência. Bate na porta e pergunta: - Boa tarde, Sr. Portfólio está?" kkkkkk... Essa daí parece até com as piadas sem graça de Zé Coió.

Deixemos de brincadeira e vamos lá...

Quem contrata um publicitário sabe que um bom portfolio conta muitos pontos a favor do candidato. Por isso, na hora de preparar o seu, preste atenção em alguns detalhes importantes:

Mantenha o foco no cargo desejado: Se você deseja atuar como redator, não adianta colocar peças com uma excelente direção de arte porém sem texto. Se o cargo pretendido é direção de RTV, não adianta um monte de peças impressas. Se a pretensão é trabalhar com planejamento, relate junto com os anúncios a forma como você atuou na campanha. E por aí vai.

Seja objetivo: Separe apenas suas peças principais. Não encha o portfólio com peças pouco expressivas apenas para fazer volume. Comece sempre pela mais impactante. Para saber qual o seu melhor anúncio, peça aos seus amigos (prováveis consumidores do produto em questão) que opinem sobre eles e elejam o melhor. Lembre-se que sua opinião nem sempre é a mais indicada: o importante é a opinião do consumidor que será alvo do anúncio.

Procure adequar seu material às necessidades da empresa: Se a agência para a qual você enviará seu portfolio é especializada no mercado imobiliário e você já produziu anúncios neste segmento, dê mais destaque a eles. Caso não tenha peças no segmento específico, procure selecionar por ramo de atividade (anúncios de varejo, prestadores de serviços, publicidade institucional, profissionais liberais, etc)

Tenha uma versão on-line: Hoje em dia é cada vez mais comum as empresas contratarem pela internet. Por isso, é indispensável que você tenha um portfolio na rede, evitando assim entupir a caixa de e-mails de quem está fazendo a seleção. Se você não tem experiência em webdesign, agora você já conta com a ajuda do portal Vitrine Publicitária. Basta se cadastrar e, em poucos minutos, você cria uma versão on-line do seu portfolio, podendo incluir o endereço do site em seu currículo e cartão de visitas.

Agora é colocar a mão na massa e montar o seu.

E vê se na hora da entrevista não pede pra falar com Sr. Portfólio... kkkkkk

Boa sorte!