terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

NOS EUA + de 33 bi de vídeos online vistos em dezembro

A comScore Video Metrix, serviço que mede a audiência da internet, anunciou que um total de 177,85 milhões de usuários assistiram a 33,2 bilhões de vídeos online em dezembro de 2009 nos EUA.

O Google lidera a audiência na internet no país, graças ao YouTube, por meio do qual foram assistidos 33,2 bilhões de vídeos.

Um total de 134,4 milhões de usuários fizeram o streaming de vídeos nos sites Google, gerando uma média de 97,1 vídeos por usuário no mês de dezembro.

Já o Hulu, serviço gratuito de streaming de conteúdos de TV norte-americana, baseado em um modelo de publicidade, ultrapassou em dezembro a marca de 1 bilhão de vídeos assistidos, o que representa cerca de 3% de market share.

Em média, cada usuário do Hulu assiste a cerca de 22,9 vídeos, totalizando uma média de 2,2 horas por usuário.

Os sites Microsoft tiveram 561 milhões de vídeos assistidos (1,7% de market share); seguidos pela Fox Interactive Media, com 551 milhões de vídeos (1,7%); sites Yahoo!, com 539 milhões de vídeos (1,6%); Viacom Digital, com 373 milhões (1,1%); Turner Network, com 367 milhões (1,1%); CBC Interactive, com 297 milhões (0,9%); Megavideo.com, com 210 milhões (0,6%); e sites AOL, com 210 milhões (0,6%).

AnimaTV GANHA ESPAÇO NA INTERNET













O AnimaTV, programa que abrilhantou por uma semana a grade da TV Cultura, compartilha, agora, suas histórias repletas de magia e diversão na internet. A partir desta quarta-feira (10/2), o site www.tvcultura.com.br/animatv põe no ar, na íntegra, as 17 animações do especial infanto-juvenil.

A página ainda abre espaço, entre os dias 10 e 28 de fevereiro, para que os visitantes votem em sua animação preferida. Os projetos com melhor colocação ganham o Troféu Internauta, destinado ao primeiro e segundo lugar. Vale ressaltar que tal processo não interferirá na seleção dos dois vencedores que receberão, cada um, R$ 950 mil para a produção de mais 12 filmes.

O AnimaTV, que entrou na programação da TV Cultura de 25 a 30 de janeiro, traz histórias que habitam o imaginário da garotada e, ao mesmo tempo, fincam pé na originalidade. Nelas, fantasia, educação e valores éticos se misturam para explorar de forma leve e descontraída o universo de crianças e adolescentes.
O programa, de iniciativa pública, envolve Secretaria do Audiovisual, Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, TV Brasil, Fundação Padre Anchieta – TV Cultura e Associação Brasileira das Emissoras Públicas Educativas e Culturais (ABEPEC). Conta também com o apoio da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA).

PRA GALERA QUE GOSTA DE XEROCAR - Google notifica site chinês

O Google enviou uma carta ao Goojje, site chinês de busca, alertando a empresa para deixar de usar um logotipo que se parece muito com o da companhia norte-americana.

A página principal do Goojje é adornada com logo no estilo do Google e um símbolo parecido com o do Baidu, mecanismo de pesquisa mais usado na China.

O site, cujo nome é resultado de jogo de palavras com a sílaba final "jje" soando como a palavra em chinês para "irmã mais velha", enquanto a sílaba "gle" de "Google" é pronunciada como a palavra chinesa para "irmão mais velho", oferece um mecanismo de busca e serviços de rede social.

Uma porta-voz do Google afirmou nesta terça-feira (09) que a empresa pediu oficialmente ao Goojje que pare de copiar o logotipo da companhia, que é uma marca protegida.

O Goojje já parou de usar sua URL original, o www.goojje.com. Os visitantes usando o endereço agora são automaticamente redirecionados para o dierqi.com, apesar do conteúdo parecer o mesmo

CONSUMO DE MÍDIA - Expansão da web não diminui tempo de uso de TV

A pesquisa "Estilos de Vida e Bem-Estar Individual", realizada pela Market Analysis, dá conta de que o aumento do uso da internet no Brasil não diminui o tempo que a pessoa assiste à TV.

O estudo aponta que o percentual de brasileiros que passou onze horas ou mais por semana navegando na web saltou de 11% para 17%. .

O percentual de internautas que dedicam o mesmo tempo para assistir a TV, por sua vez, aumentou de 62% para 70,5%.

Segundo os responsáveis pela pesquisa, esses dados contradizem a ideia defendida por alguns de que, com a expansão da rede, haveria uma profunda mudança nos hábitos de consumo de mídia, a ponto de a TV perder espaço para a web.

Justiça suspende licitação de publicidade NO PARANÁ

O juiz Douglas Marcel Perez da 4ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba concedeu liminar impedindo que o governador do Paraná, Roberto Requião, realize pregão presencial de R$ 4 milhões para contratação de agência de publicidade.

A Fenapro (Federação Nacional das Agências de Propaganda) considerou a decisão "uma importante vitória do Sindicato das Agências de Propaganda do Paraná (Sinapro/PR) e do setor contra as inúmeras tentativas registradas no Paraná de se burlar a Lei de Licitações".

Desde maio de 2009, esta é a quarta vez que o Sinapro do Paraná consegue impedir que o governo estadual contrate agência de publicidade, por meio de pregão presencial.

A Lei de licitações (8.666/93) estabelece que os serviços de publicidade são especializados e, portanto, devem ser contratados por meio de concorrência pública, levando-se em consideração a “melhor técnica e melhor preço”.

Assim, o Sinapro defende que a modalidade pregão presencial, com base no menor preço, "não se aplica a esse tipo de serviço e fere a legislação".

O pregão previa a contratação de empresa de publicidade e propaganda para intermediar a veiculação e divulgação de materiais publicitários do governo do estado. O contrato é de 12 meses no valor de R$ 4 milhões, mas a dotação orçamentária para a contratação era de R$ 1,5 milhão.

“Além de pretender que as agências se submetessem à modalidade pregão, o governador tentou licitar R$ 4 milhões, embora só tenha dotação orçamentária de R$ 1,5 milhão. Isso é muito grave. Quando um órgão realiza uma licitação, é preciso ter o dinheiro previsto no orçamento”, defende o advogado do Sinapro-PR, Paulo Petrocini