A 1ª tem de bacana a tipografia. O slogan ficou todo mal acabado... o 2011 ficou apagado. O nome "micareta" ficou todo no estilo "esqueceram de mim" e o ícone colorido n me disse nada até agora.
Acho que o mais correto seria cada marca ter um manual disponível e inclusive, mostrar as marcas que não foram aprovadas. Ponto.
A marca 2... tá uma catástrofe total! A tipografia do "2011" tá de matar. Só gostei (e nem tanto assim) da máscara e um pouquinho só do nome "Feira de Santana"
A marca 3 tem uns detalhes (um pouco) bacanas: o nome "Micareta" está destacado, mas a tipografia tá formal demais e não passa alegria alguma. O "2011" tá legal, porém o nome "de Feira de Santana" eu acho desnecessário, pois só precisaria "Feira de Santana"; não tem necessidade do "de". A ilustração tá legal e artística, mas tá passando um ar de festa de caipira da p0rr; faz, inclusive, lembrar um pouco festa de vaqueiro ou então de igreja :(
Bom, são apenas comentários críticos e construtivos. E agora quem poderá nos salvar? Será o Chapolin Colorado?
A Micareta de Feira é a Primeira Micareta do Brasil.
Sendo assim há anos de história, de avanços e melhorias no geral.
Pergunto se seria um avanço disponibilizar ao Público a criação de uma marca com tanta importância para nossa cidade.
visto que nesta festa participam pessoas de diversas cidades e até mesmo paises.
Qual será o resultado na divulgação em massa desta festa, visto que o cartão de visita é o primeiro elemento (marca)antecipado e visível da Festa?
porque os publicitário de feira não participaram, cada um deve ter sua resposta
Mas não tem no que participar. Os publicitário experientes de Nossa Feira de Santana estão prontos para fazer acontecer!
"é complicado colocarmoso dedo limpo em um pinico de bosta!"
Concorremos com quem entende porque se não for aprovado no minímo a que for aprovada irá ter nível.
Pois entendemos de semiótica, psicodinamica das cores,e outros. O que fazer com que o trabalho não seja brincadeira de criança como essas e sim trabalhos com conteúdo e profissionalismo.
Se Feira quer uma marca bonita que represente a Princesa do Sertão, a Primeira micareta do Brasil, a Cidade Princesa então amigos vão contratar uma agência, existe uma equipe inteira a sua disposição (atendimento, redator, diretor de arte, diretor de criação, mídia...)
Porque não um post com todas as marcas que concorreram? Então veremos o que de bom ficou fora da seleção, ou se a comissão teve razão em escolher essas três.
Alguem pode me dizer, qual a qualificação desta criatura que se nomeia RAFAEL VELAME, ísso é nome ou pseudonimo? Com que conhecimento de causa essa aberração da comunicação se arvora em criticar ou comentar uma discussão de pessoas que, se não tem um conhecimento tecnico/acadêmico (não são todos) pelo menos tem interesse no assunto e podem discutir aspectos relevantes sobre este assunto. Ao que me consta, essa entidade só existe para criticar e falar mal dos outros e muitas vezes fazer blogagem marromja que isto não é jornalismo.
Talvez vcs nao consigam visualizar, mas além de estarem subestimando os profissionais de comunicação e artistas renomados de feira de santana, estão colocando o pior em cena q é a falta de interpretação das marcas. Se eu perguntar a maioria de vcs nao vão saber responder nem o significado da marca NIKE ou que seja qualquer outra daqui de feira. Marca tem q ter conceito, personalidade, profundidade e principalmente história. As três estão boas, mas a terceira no meu ponto de vista se torna a melhor, pq além de ter um estilo xilogravura (se vcs nao sabem pesquisem) que reresenta o sertanejo, o nordeste, sim representa o nordeste o vaqueiro , nao é atoa que temos um monumento em uma das praças em Feira, como também temos o simbolo da paz e o amor com a união das pessoas. Uma marca pode sim ser feita por agência como um cidadão alou ai e foi infeliz falar nisso, mas uma marca pode ser feita por um desiner ou qualquer outra pessoa que tenha uma boa ideia, assim como na propaganda. Alexandre Wolner é design e pra quem nao sabe quem é é o criador de grandes marcas como o ITAU (para o cidadão que citou agência de propaganda ele deve estar pesando que foi a áfrica ou a DPZ) criador de marcar como a HERING tb. Então pessoal depois de pronto é facil vc criticar, acho q quem quisesse participar inscreveria e largaria de birra de marmelada de Arte Capital ou coisa e tal. Falar é fácil eu quero ver é fazer e chegar onde essas tres marcas Chegarram.
Vamos deixar de usar chavões como A MICARETA DE FEIRA É A MAIOR E MAIS IMPORTANTE DO BRASIL.
Da forma como ela vem sendo administrada, é um milagre que ainda exista. a muito tempo não se veem atrações realmente importantes em Feira.
Os icones da musica baiana faziam questão de tocar aqui, muitas vezes sem remuneração consizente. Mas aqui eles faziam a prévia do carnaval e daqui disparavam seus sucessos (isso quando não havia internet e outros meios de divulgação e as musicas precisavam de um tempo para serem conhecidas do grande publico).
HOje se vê estrelas da musica que dizem a todos que queiram ouvir que não vem a Micareta de Feira porqu aqui não se paga nem bem, nem corretamente. Traduzindo, muitos leva é calote em Feira.
Agora quanto a marca, sinceramente, discutir qualquer uma delas é no minimo percer tempo, nenhuma delas te qualquer referencia do que deve ser uma marca. Totalmente desconectadas, a de cima começou com um grafismo sem identidade e termina com uma letra antiga e semnenhuma ligação com o restante, a segunda, uma criança de 6 anos faria algo melhor e a terceira, bom a terceira prefiro não comentar pra correr o rico de ofender alguem.
Uma marca como esta deveria voltar ser desenvolvida por artistas gráficos, designers e não grafiteiros e operadores de corel draw.
Uma marca tem que ter um conceito artistico, historico e cultural. Fora isto o uso de fontes deve seguir, tecnicas e conceitos tecnicos, não a simples combinação de desenhos prontos e acabados, fontes true type não se aplicam a criações artisticas.
Mas para uma festa que vai de mal a pior, tá indo no caminho possivel
1) Fonte serifada (usada para passar seriedade, formalização), mesma arrumação da marca da PMFS de Zé Ronaldo; e essa ilustração que até agora ninguém entendeu do que se trata; não está com cara de micareta e sim de governo (sem o grafismo que não disse pro que veio)
2) Interessante o jeito retrô, porém sem cor, sem tipologias adequadas, sem brilho; mesmo quando a proposta é pegar algo retrô temos de adaptar ao produto e envolvimento atual do produto (tempo do produto hoje x mercado).
3) Ícone bacana porém arrumação da tipologia inclinada desarmoniou a marca. Cores se encaixam de forma coerente. Talvez se a arrumação das tipologias fossem como da primeira marca ficaria melhor.
Votação em internet é operação F5. Ninguém deixaria o povo escolher, já que geralmente o tiro é no pé, daí certamente essa marca já está escolhida e o que a PMFS quer é acesso, termômetro e tirar a "competência" de alguma agência hiper esculachada nessa marca há anos, jogando o atributo ao povo para fazer e para escolher, dando uma de Poncio Pilatos para sair bonita na foto.
Cada participante da marca pode passar o dia todo no F5 votando em si para ganhar e aí qual seria a legitimação da melhor, da mais bem preparada????!!! Concurso mal formulado, mal redigido legalmente, cheio de brechas e falhas dá nisso. O que se começa errado pode dar em algo correto???
Por quê não botam as defesas das marcas para sabermos o conceito já que não está tão implícito em alguns elementos usados individuais em cada marca??!!
Talvez a agência que atende a secretaria (ou outra agência) por estar mal vista pelos anos anteriores possa ganhar sem por a cara na tela dessa vez pois o trabalho foi feito por um funcionário "anônimo" permitido nas regras do edital do concurso.
Quem aqui deixaria de pegar a verba da sua secretaria conseguida em licitação (feita para favorecer interesses individuais antigos políticos e não o coletivo igualitário de mesmas medidas, pesos com competência) deixaria ir para um mero concurso popular e com sorteio popular???!!!
Prefeito, seu governo foi formado por ronaldistas. Está rodeado de "amigos" e a resposta final disso já se desenha e virá na próxima eleição. Dormindo com o inimigo se chamaria o filme. Feira de Santana precisa mudar velhos hábitos políticos de serventia "amiga" e virar serventia por pluralidade/igualdade/ competência de fato (os três ítens juntos). Precisa ampliar horizontes pois a cidade está crescendo muito, sendo atrativa para empresas e tende a crescer cada vez mais.
CONCORDO COM DPS FILMES. A terceira marca é melhor sim, bastante superior. Meu ponto de vista é que além de ter o simbolo da paz ele tem a união entre as pessoas com o coração no topo, temos paz e amor na marca. Acho q poderia sim melhorar a tipografia. Sem sombra de duvidas essa é a melhor entre as outras. Acho q agora ja foi escolhida as finalistas resta a nós eleger a melhor e nao somente eleger a feia para mais uma vez feira ter uma marca ruim. Ja as outras duas nao consegui dicernir o que significa, uma o tribal que se encontra em qualquer casa de TATOO e a outra é o baile dos mascarados sem nexo, sem conceito as duas.. A melhorzinha é a terceira sim. FICO COM ELA!
O comentarista anonimo não entendeu meu comentário sobre a terceira marca, não gostei dela~, preferia não comentar. Ocorre que as pessoas são afeitas a clichês e lugares comuns.
Como falei, a marca deve ter um construção artisticas e não ser uma simples colagem.
as mão em forma de pomba dapaz é um lugar comum como a mania de todos em fazer aquele coraçãozinho com as duas mãos invertidas.
O comentarista com uma frase no lugar do nome, demonstra ter conhecimentos em composição gráfica e faz referencias pertinentes, mas ai entra também a questão do gosto individual que não dá pra avaliar.
Só acho que existem diversas tecnicas artisticas e gráficas que podem ser utilizadas e enriquecerem o resultado, para mim estão todas muito chapadas e sem volume algum.
DPS FILMES, eu acho seu posicionamento correto sim relacionado a "gosto". Cada um tem o seu, mas não vamos ser radicais e jogar areia em todas, a marca da "paz" .. rsrs... é a melhor entre elas sem sombra de dúvidas. temos dois clipart´s e uma marca criada, não estou defendendo ela, apenas acho q o justo seria esta ganhar para ter originalidade, ela tem muito mais conceito que as outras, não podemos querer mudar algo que por mais que seja "clichê" mas é um simbolo universal, como o simbolo do coração tb tornou-se universal, é a linguagem corporal que reforça uma marca, vejamos a do ITAÚ! BEM MEU VOTO CONTINUA SENDO DELA, mesmo nao agradando 100% mas de fato é a melhor sim, o que nao dá pra aceitar é a mascara e um clipart ganhar este concurso. FICA FEIO!
Gostei mais da primeira, mais queria saber o significado do simbola acima do nome Feira de Santana e o que tem a ver com a festa!!!
ResponderExcluirA 1ª tem de bacana a tipografia. O slogan ficou todo mal acabado... o 2011 ficou apagado. O nome "micareta" ficou todo no estilo "esqueceram de mim" e o ícone colorido n me disse nada até agora.
ResponderExcluirAcho que o mais correto seria cada marca ter um manual disponível e inclusive, mostrar as marcas que não foram aprovadas. Ponto.
A marca 2... tá uma catástrofe total! A tipografia do "2011" tá de matar. Só gostei (e nem tanto assim) da máscara e um pouquinho só do nome "Feira de Santana"
A marca 3 tem uns detalhes (um pouco) bacanas: o nome "Micareta" está destacado, mas a tipografia tá formal demais e não passa alegria alguma. O "2011" tá legal, porém o nome "de Feira de Santana" eu acho desnecessário, pois só precisaria "Feira de Santana"; não tem necessidade do "de". A ilustração tá legal e artística, mas tá passando um ar de festa de caipira da p0rr; faz, inclusive, lembrar um pouco festa de vaqueiro ou então de igreja :(
Bom, são apenas comentários críticos e construtivos. E agora quem poderá nos salvar? Será o Chapolin Colorado?
enquanto isso rafaelvelame no twitter...
ResponderExcluirQuero dizer uma coisa aos senhores publicitários de Feira que estão criticando as marcas do concurso da Micareta de Feira.
Vocês são tão bons, tão porretas que o concurso era aberto, qq um podia participar, o prêmio é de 5 paus e vcs não tiveram coragem (cont)
Agora ficam aí criticando as marcas que estão concorrendo. Se liga bando de manés...ficar sentado na cadeira sem fazer nada é mole.
Tem uns babacas da publicidade que se acham sumidades. Tem um q fez outdoor de colégio q parecia convite de brega e ainda fica tirando onda.
E no mais deixa pra lá porque acordei de bom humor, quando tiver de MAU humor falo um pouco mais sobre esses babacas.
Não conheço ngm que fez marca pra Micareta nem faço parte de nada que tenha a ver com a Micareta.
Só acho estranho esses publicitários que não tem coragem de dar a cara a tapa e depois ficam criticando os pobres coitados...
A pior está ganhando. Ponto.
ResponderExcluirquero ver os q esses caras vão fazer pra terceira ganhar, pq se essa do meio ganhar... é pra acabar de enterrar a micareta.
ResponderExcluirde q vala as palavras de um blogueiro comprado?
ResponderExcluirvai levantar bola de vereador no blogdoalmeida.
Aguardando as cenas do próximo capítulo.
ResponderExcluir"A festa que é sua cara"
ResponderExcluirA Micareta de Feira é a Primeira Micareta do Brasil.
ResponderExcluirSendo assim há anos de história, de avanços e melhorias no geral.
Pergunto se seria um avanço disponibilizar ao Público a criação de uma marca com tanta importância para nossa cidade.
visto que nesta festa participam pessoas de diversas cidades e até mesmo paises.
Qual será o resultado na divulgação em massa desta festa, visto que o cartão de visita é o primeiro elemento (marca)antecipado e visível da Festa?
porque os publicitário de feira não participaram, cada um deve ter sua resposta
Mas não tem no que participar.
Os publicitário experientes de Nossa Feira de Santana estão prontos para fazer acontecer!
"é complicado colocarmoso dedo limpo em um pinico de bosta!"
Concorremos com quem entende porque se não for aprovado no minímo a que for aprovada irá ter nível.
Pois entendemos de semiótica, psicodinamica das cores,e outros. O que fazer com que o trabalho não seja brincadeira de criança como essas e sim trabalhos com conteúdo e profissionalismo.
Se Feira quer uma marca bonita que represente a Princesa do Sertão, a Primeira micareta do Brasil, a Cidade Princesa então amigos vão contratar uma agência, existe uma equipe inteira a sua disposição (atendimento, redator, diretor de arte, diretor de criação, mídia...)
Cansei até mais.
Porque não um post com todas as marcas que concorreram?
ResponderExcluirEntão veremos o que de bom ficou fora da seleção, ou se a comissão teve razão em escolher essas três.
Vamos votar na marca verde, essa sim tem q ganhar, quero só ver a campanha com ela! rsrsrsrsrsrsrsrsrsrrsrsrs
ResponderExcluirAlguem pode me dizer, qual a qualificação desta criatura que se nomeia RAFAEL VELAME, ísso é nome ou pseudonimo? Com que conhecimento de causa essa aberração da comunicação se arvora em criticar ou comentar uma discussão de pessoas que, se não tem um conhecimento tecnico/acadêmico (não são todos) pelo menos tem interesse no assunto e podem discutir aspectos relevantes sobre este assunto. Ao que me consta, essa entidade só existe para criticar e falar mal dos outros e muitas vezes fazer blogagem marromja que isto não é jornalismo.
ResponderExcluirTalvez vcs nao consigam visualizar, mas além de estarem subestimando os profissionais de comunicação e artistas renomados de feira de santana, estão colocando o pior em cena q é a falta de interpretação das marcas. Se eu perguntar a maioria de vcs nao vão saber responder nem o significado da marca NIKE ou que seja qualquer outra daqui de feira. Marca tem q ter conceito, personalidade, profundidade e principalmente história. As três estão boas, mas a terceira no meu ponto de vista se torna a melhor, pq além de ter um estilo xilogravura (se vcs nao sabem pesquisem) que reresenta o sertanejo, o nordeste, sim representa o nordeste o vaqueiro , nao é atoa que temos um monumento em uma das praças em Feira, como também temos o simbolo da paz e o amor com a união das pessoas. Uma marca pode sim ser feita por agência como um cidadão alou ai e foi infeliz falar nisso, mas uma marca pode ser feita por um desiner ou qualquer outra pessoa que tenha uma boa ideia, assim como na propaganda. Alexandre Wolner é design e pra quem nao sabe quem é é o criador de grandes marcas como o ITAU (para o cidadão que citou agência de propaganda ele deve estar pesando que foi a áfrica ou a DPZ) criador de marcar como a HERING tb. Então pessoal depois de pronto é facil vc criticar, acho q quem quisesse participar inscreveria e largaria de birra de marmelada de Arte Capital ou coisa e tal. Falar é fácil eu quero ver é fazer e chegar onde essas tres marcas Chegarram.
ResponderExcluirVamos deixar de usar chavões como A MICARETA DE FEIRA É A MAIOR E MAIS IMPORTANTE DO BRASIL.
ResponderExcluirDa forma como ela vem sendo administrada, é um milagre que ainda exista. a muito tempo não se veem atrações realmente importantes em Feira.
Os icones da musica baiana faziam questão de tocar aqui, muitas vezes sem remuneração consizente. Mas aqui eles faziam a prévia do carnaval e daqui disparavam seus sucessos (isso quando não havia internet e outros meios de divulgação e as musicas precisavam de um tempo para serem conhecidas do grande publico).
HOje se vê estrelas da musica que dizem a todos que queiram ouvir que não vem a Micareta de Feira porqu aqui não se paga nem bem, nem corretamente. Traduzindo, muitos leva é calote em Feira.
Agora quanto a marca, sinceramente, discutir qualquer uma delas é no minimo percer tempo, nenhuma delas te qualquer referencia do que deve ser uma marca. Totalmente desconectadas, a de cima começou com um grafismo sem identidade e termina com uma letra antiga e semnenhuma ligação com o restante, a segunda, uma criança de 6 anos faria algo melhor e a terceira, bom a terceira prefiro não comentar pra correr o rico de ofender alguem.
Uma marca como esta deveria voltar ser desenvolvida por artistas gráficos, designers e não grafiteiros e operadores de corel draw.
Uma marca tem que ter um conceito artistico, historico e cultural. Fora isto o uso de fontes deve seguir, tecnicas e conceitos tecnicos, não a simples combinação de desenhos prontos e acabados, fontes true type não se aplicam a criações artisticas.
Mas para uma festa que vai de mal a pior, tá indo no caminho possivel
E digo mais: Os resultados estão todos empatados com 33,33%. Manipulação de votos. A gente vê por ali.
ResponderExcluir1) Fonte serifada (usada para passar seriedade, formalização), mesma arrumação da marca da PMFS de Zé Ronaldo; e essa ilustração que até agora ninguém entendeu do que se trata; não está com cara de micareta e sim de governo (sem o grafismo que não disse pro que veio)
ResponderExcluir2) Interessante o jeito retrô, porém sem cor, sem tipologias adequadas, sem brilho; mesmo quando a proposta é pegar algo retrô temos de adaptar ao produto e envolvimento atual do produto (tempo do produto hoje x mercado).
3) Ícone bacana porém arrumação da tipologia inclinada desarmoniou a marca. Cores se encaixam de forma coerente. Talvez se a arrumação das tipologias fossem como da primeira marca ficaria melhor.
Votação em internet é operação F5. Ninguém deixaria o povo escolher, já que geralmente o tiro é no pé, daí certamente essa marca já está escolhida e o que a PMFS quer é acesso, termômetro e tirar a "competência" de alguma agência hiper esculachada nessa marca há anos, jogando o atributo ao povo para fazer e para escolher, dando uma de Poncio Pilatos para sair bonita na foto.
Cada participante da marca pode passar o dia todo no F5 votando em si para ganhar e aí qual seria a legitimação da melhor, da mais bem preparada????!!!
Concurso mal formulado, mal redigido legalmente, cheio de brechas e falhas dá nisso. O que se começa errado pode dar em algo correto???
Por quê não botam as defesas das marcas para sabermos o conceito já que não está tão implícito em alguns elementos usados individuais em cada marca??!!
Talvez a agência que atende a secretaria (ou outra agência) por estar mal vista pelos anos anteriores possa ganhar sem por a cara na tela dessa vez pois o trabalho foi feito por um funcionário "anônimo" permitido nas regras do edital do concurso.
Quem aqui deixaria de pegar a verba da sua secretaria conseguida em licitação (feita para favorecer interesses individuais antigos políticos e não o coletivo igualitário de mesmas medidas, pesos com competência) deixaria ir para um mero concurso popular e com sorteio popular???!!!
Prefeito, seu governo foi formado por ronaldistas. Está rodeado de "amigos" e a resposta final disso já se desenha e virá na próxima eleição. Dormindo com o inimigo se chamaria o filme. Feira de Santana precisa mudar velhos hábitos políticos de serventia "amiga" e virar serventia por pluralidade/igualdade/ competência de fato (os três ítens juntos). Precisa ampliar horizontes pois a cidade está crescendo muito, sendo atrativa para empresas e tende a crescer cada vez mais.
Votos em 33% e não sai do lugar!!!! o prefeito ainda anuncia votação séria no site!!! piada viu sr pefeito??
ResponderExcluirCONCORDO COM DPS FILMES. A terceira marca é melhor sim, bastante superior. Meu ponto de vista é que além de ter o simbolo da paz ele tem a união entre as pessoas com o coração no topo, temos paz e amor na marca. Acho q poderia sim melhorar a tipografia. Sem sombra de duvidas essa é a melhor entre as outras. Acho q agora ja foi escolhida as finalistas resta a nós eleger a melhor e nao somente eleger a feia para mais uma vez feira ter uma marca ruim. Ja as outras duas nao consegui dicernir o que significa, uma o tribal que se encontra em qualquer casa de TATOO e a outra é o baile dos mascarados sem nexo, sem conceito as duas.. A melhorzinha é a terceira sim. FICO COM ELA!
ResponderExcluirO comentarista anonimo não entendeu meu comentário sobre a terceira marca, não gostei dela~, preferia não comentar. Ocorre que as pessoas são afeitas a clichês e lugares comuns.
ResponderExcluirComo falei, a marca deve ter um construção artisticas e não ser uma simples colagem.
as mão em forma de pomba dapaz é um lugar comum como a mania de todos em fazer aquele coraçãozinho com as duas mãos invertidas.
O comentarista com uma frase no lugar do nome, demonstra ter conhecimentos em composição gráfica e faz referencias pertinentes, mas ai entra também a questão do gosto individual que não dá pra avaliar.
Só acho que existem diversas tecnicas artisticas e gráficas que podem ser utilizadas e enriquecerem o resultado, para mim estão todas muito chapadas e sem volume algum.
tá dificil escolher uma delas.
DPS FILMES, eu acho seu posicionamento correto sim relacionado a "gosto". Cada um tem o seu, mas não vamos ser radicais e jogar areia em todas, a marca da "paz" .. rsrs... é a melhor entre elas sem sombra de dúvidas. temos dois clipart´s e uma marca criada, não estou defendendo ela, apenas acho q o justo seria esta ganhar para ter originalidade, ela tem muito mais conceito que as outras, não podemos querer mudar algo que por mais que seja "clichê" mas é um simbolo universal, como o simbolo do coração tb tornou-se universal, é a linguagem corporal que reforça uma marca, vejamos a do ITAÚ! BEM MEU VOTO CONTINUA SENDO DELA, mesmo nao agradando 100% mas de fato é a melhor sim, o que nao dá pra aceitar é a mascara e um clipart ganhar este concurso. FICA FEIO!
ResponderExcluir