quarta-feira, 31 de março de 2010

ABC DESIGN ACREDITA NO PORQUÊ DO DESIGN




















Design. Essa palavrinha a gente ouve milhares de vezes ao dia, por incrível que pareça, ainda é um tema que causa confusão e debate. “Design é arte ou não”, “Logomarca não existe”, “Meu cliente não entende o que eu digo”, “Atendimento não sabe nada de design”, “Design é arrojado, portanto é estética”…

Mas não é só porque atuamos na área que design é uma palavra tão comum. Sem dúvida, é uma das atividades que vêm ganhando mais importância nos setores comerciais da sociedade, e lentamente vai se infiltrando em áreas estratégicas de instituições e empresas em que não se pensava em aplicar design.

Design está se tornando uma forma de pensar a sociedade.

Com isso, cresce também a quantidade de informações sobre esse universo tão rico, multicultural e multidisciplinar. No entanto, os profissionais carecem de fontes que tratem o tema de forma relevante.

E essa relevância pode ter muitas facetas.

Designers, por natureza, são profissionais ávidos por referências e técnicas. O dia a dia do ofício exige isso. No entanto, se enganam aqueles que pensam que isso basta.

Já parou para pensar por que a Bic, por exemplo, se tornou um ícone do design? Ou então, como que, um dia, a rebuscada Blackletter já foi considerada a mais legível? Ou por que o menos é mais é um (bom) clichê?

Porque no caso da Bic, da oportunidade, se criou a inovação; na época da blackletter, da prática, surgiu uma necessidade; e porque no caso da frase de Robert Browning, da natureza do ser humano, surgiu um conceito universal.

Hoje, está fadado ao fracasso o profissional que não estuda a histórioa do design, as tendências de comportamento, de consumo e negócios; que não fica atento às notícias, que não se atualiza em tecnologia, e não se interessa em entretenimento e arte.

Entregar informações com essas perspectivas é o que move a Revista abcDesign, por isso também motivou a nossa campanha deste ano e que se estenderá ao abcDesign Conference, que acontece em 2010, com a presença do estúdio Pentagram.

Em cada texto, em cada post, a cada evento, em cada tweet, vamos abordar aquilo que nós acreditamos interferir no contexto do design.

Seja de uma perspectiva histórica, falando do atual ou apostando em alguma tendência, o porquê vai sempre estar presente. Para abcDesign, é assim que vamos contribuir para que vocês, nossos leitores, desenhem o futuro.

abcDesign Conference Pentagram

CLICK NA IMAGEM
PARA AMPLIAR

VOCÊ AINDA TEM MUITO O QUE CONQUISTAR


CLICK NA IMAGEM
PARA AMPLIAR

SUCESSO!!! Lançamento do Micarote no Satê CONFIRA NO www.grudde.com.br


Agradecimento especial
do Interativo aos amigos
publicitários que compareceram.
Elielson, Paulo de Tarso, Jeferson, Jessica e Beto Perazzo.