terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Dicas para um bom portfólio

História verídica!

Uma certa agência daqui mesmo de Feira, colocou um anúncio em uma faculdade que dizia assim: "Estamos precisando de Estagiário para o setor de Criação. Favor marcar entrevista com portfólio".
No dia combinado ela foi até a agência. Bate na porta e pergunta: - Boa tarde, Sr. Portfólio está?" kkkkkk... Essa daí parece até com as piadas sem graça de Zé Coió.

Deixemos de brincadeira e vamos lá...

Quem contrata um publicitário sabe que um bom portfolio conta muitos pontos a favor do candidato. Por isso, na hora de preparar o seu, preste atenção em alguns detalhes importantes:

Mantenha o foco no cargo desejado: Se você deseja atuar como redator, não adianta colocar peças com uma excelente direção de arte porém sem texto. Se o cargo pretendido é direção de RTV, não adianta um monte de peças impressas. Se a pretensão é trabalhar com planejamento, relate junto com os anúncios a forma como você atuou na campanha. E por aí vai.

Seja objetivo: Separe apenas suas peças principais. Não encha o portfólio com peças pouco expressivas apenas para fazer volume. Comece sempre pela mais impactante. Para saber qual o seu melhor anúncio, peça aos seus amigos (prováveis consumidores do produto em questão) que opinem sobre eles e elejam o melhor. Lembre-se que sua opinião nem sempre é a mais indicada: o importante é a opinião do consumidor que será alvo do anúncio.

Procure adequar seu material às necessidades da empresa: Se a agência para a qual você enviará seu portfolio é especializada no mercado imobiliário e você já produziu anúncios neste segmento, dê mais destaque a eles. Caso não tenha peças no segmento específico, procure selecionar por ramo de atividade (anúncios de varejo, prestadores de serviços, publicidade institucional, profissionais liberais, etc)

Tenha uma versão on-line: Hoje em dia é cada vez mais comum as empresas contratarem pela internet. Por isso, é indispensável que você tenha um portfolio na rede, evitando assim entupir a caixa de e-mails de quem está fazendo a seleção. Se você não tem experiência em webdesign, agora você já conta com a ajuda do portal Vitrine Publicitária. Basta se cadastrar e, em poucos minutos, você cria uma versão on-line do seu portfolio, podendo incluir o endereço do site em seu currículo e cartão de visitas.

Agora é colocar a mão na massa e montar o seu.

E vê se na hora da entrevista não pede pra falar com Sr. Portfólio... kkkkkk

Boa sorte!


Nenhum comentário:

Postar um comentário