quarta-feira, 17 de março de 2010

Até 03/05 - Concurso cartaz 24º Prêmio Museu da Casa Brasileira















Projeto gráfico vencedor do ano passado, criação de Ronaldo Alves dos Santos Filho

E para quem quer um reconhecimento em terras tupiniquins pode participar do concurso para o cartaz de divulgação do tradicional Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, que está em 24ª edição.

O vencedor ganha R$ 3 mil, e posteriormente fica encarregado de desenvolver as peças gráficas do concurso.

Como vocês sabem os melhores cartazes na opinião do júri também ficam expostos com os vencedores do prêmio.

A data limite para mandar os trabalhos é 3 de maio e tem uma pequena taxa de inscrição de R$ 35.

MAIORES INFORMAÇÕES - www.abcdesign.com.br

Porque você é publicitário?














Eu não sei você, mas eu quero me virar do avesso toda vez que aparece um anúncio da L’Oreal dizendo “porque você vale muito”. Faz quanto tempo isso? Uns duzentos anos? Não sei, mas não me lembro de nenhum outro slogan que já tenha passado pela marca. E depois dela, vejam bem, os porquês viraram algodão doce de parque de diversões.

Visa, porque a vida é agora. Omo, porque se sujar faz bem. Tênis Montreal, porque você é jovem (tá, essa é velha).

Parece que o mundo (entenda como publicitários) decidiu que se o produto é bom tem que vir com explicação plausível, slogan-argumento.

- Por que OMO?
- Ah, sei lá, porque se sujar faz bem.

É tipo um Globo e você, tudo a ver. Não, não tem nada a ver. Se fosse só OMO. Se sujar faz bem, não seria tão irritante. Se fosse L’Oreal. Você vale muito, eu não estaria escrevendo este artigo.

Preste atenção: o slogan de uma campanha é uma das suas maiores oportunidade de ser Top of Mind. E isso não significa que pra fazer um bom Top of Mind você tenha que fazer um slogan irritante, uma campanha chata. Mais vale ser lembrado pela originalidade do que pela chatice. É como aquela música da Kesha que você odeia e não te sai da cabeça. Não é porque ela não sai da cabeça que é boa.

A gente sabe que publicitário recém-formado sai da faculdade cheio de idéias incríveis até chegar na agência e ter uma bigorna pendente sobre a sua cabeça (entenda como cliente), pronta pra cair em qualquer surto de brainstorm. Sempre vai ter um cliente mala pra cortar o seu barato. Mas a vida é assim, não é? A vida é um dia após o outro, um mar com tempestade e bonança. E o nosso barquinho é de madeira, meu amigo, tem que segurar firme e reinventar, se não afunda.

A verdade é que tem publicitário de monte por aí. Agora encontrar gente criativa mesmo é mais difícil que achar o Geninho numa televisão P&B. Só que o potencial está aí pra quem estiver aberto o suficiente para uma conversa alheia dentro do ônibus, pro blog de um amigo, pra sacada do seu sobrinho de cinco anos, até pra música chata da Kesha.

O que a gente tem que aprender a fazer é reinventar. É acordar todos os dias e deixar os vícios e os hábitos no travesseiro. Cada dia é uma nova oportunidade, uma nova chance de ganhar um leão – quem sabe, e o planeta é o melhor criativo de todos os tempos. Olhe em volta, preste atenção no que te cerca além do mundo da Publicidade. Quanto mais alienado você estiver dentro do mercado, mais chances terá de ser repetitivo. E chato.

Então aproveite e coloque o que há de mais criativo na sua veia dentro de um slogan. Vai demorar, claro, ninguém nunca disse que parir um slogan Top of Mind é fácil. Dê uma volta fora da agência, saia de frente do computador, vá até a Produção conversar sobre sabores de pizza.

E esqueça os porques de uma vez por todas. Seja uma pessoa criativa, e não apenas mais um criativo. Invente, tente, só não faça um 92 diferente

fonte: Casa do Galo