SINAPRO BA
Para quem não sabe ou nunca ouviu falar,
o SINAPRO é o Sindicato das Agências de Propaganda da Bahia,
orgão responsável por defender interesses da nossa categoria,
porém pouco atuante no interior, uma prova disso é a
falta de comunicação e divulgação acerca do
falta de comunicação e divulgação acerca do
ENCONTRO DE AGÊNCIAS DO INTERIOR DA BAHIA
que será realizado nos dia 30, 31 e 01 (julho/agosto) aqui em Feira de Santana.
PERGUNTAS FICAM NO AR
Será que o SINAPRO não entende de propaganda?
Há pouco interesse das agências em relação ao SINAPRO? Quais os motivos?
Faça seu comentário!
Fica no ar também a pergunta: há pouco interesse do Sinapro em relação às agências do interior?
ResponderExcluirSerá que esse sindicato é de propaganda mesmo?
ResponderExcluirOu será que não há interesse nas agências do iinterior?
É o que parece. Como se o mercado publicitário do interior fosse menos competente ou menos criativo. Alias, o descaso com mercado criativo do interior baiano não é só na públicidade. Lamentável.
ResponderExcluira minha opinião é de que o Sinapro, deveria fazer por merecer a confiança e então conquistar as filiação que acredito devam existir. Só que em um episório recente, quando se esperava termos uma representatividade junto ao sindicato, o que se fiu foi o uso da imagem do mesmo pra atender os interesses particulares deste pretenso diretor. É necessário sim que classe, o mercado se aglutine em torno de uma só linha de conduta para evitar as práticas de certas pessoas que se dizem publicitários e que so estão ai pra baguçar o mercado.
ResponderExcluirque venha o Sinapro, mas venha com coerência.
Já não há espaço para se chegar no lugar dizendo que se faz e acontece e as pessoas aceitarem isto como certo e líquido, é preciso mostrar, atravez de atos e atitudes, de que forma esta entidade pode contribuir para o bem comum.
Aproveito a oportunidade para parabenizar o iniciativa do clube de criação na internet e acredito que isso só trará beneficios para o mercado,
e espero que seja uma tribuna pra incentivar a boas práticas e rodar os pilantricitários.
Wagner Damas, Dps.
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirQuem constrói um mercado são os profissionais que nele atuam. Podem existir milhares de razões para a entidade não atuar no interior como se deve, ou pode sim ser mero descaso. Mas o mais importante é que nós (agências do interior), procuremos nos manter sempre bem informados, atuantes e dignos de atenção. Pense num bicho fácil de fazer! CRITICAR, OPINAR. Mas colocar-se é que são elas. A propósito, o SINAPRO não divulgou as informações sobre este próximo encontro de agências porque não pode lançar informações faltosas. Eles estão em fase de captação de parcerias, definição de local e outras pendências. Quem estiver disposto a colaborar, tenho certeza de que eles estão super receptivos a isso. Venham e fiquem à vontade.
ResponderExcluirQueridos colegas, sabemos que um dos fatores de sucesso para qualquer evento é uma boa estratégia de comunicação. Nós publicitários sabemos os prejuízos que uma campanha com “ruídos” pode trazer. Sabemos também que dificilmente um evento de tanta importância como este encontro, que reúne os principais nomes da publicidade local poderá ter uma resposta satisfatória faltando apenas 22 dias para o inicio.
ResponderExcluirNão seria melhor então adiar o encontro? Com mais tempo poderíamos tentar informar e mobilizar o mercado e com isso garantir uma boa resposta do evento.
ResponderExcluirO Interativo Clube está a disposição do SINAPRO BA.
Concordo com a sugestão de adiar o encontro, afinal comunicação é a chave para o sucesso.
ResponderExcluirÉ pra pensar!
ResponderExcluirMesmo que estejam, como disseram, em fase de captação de parcerias, definição de local e etc, é uma mostra do descaso com o interior. O evento geral, que será realizado em data posterior já está bem definido: Costa do Sauípe.
E mais, se nosso blog, que é um projeto bem menor de associação publicitária conseguiu rapidamente parcerias por seu bom relacionamento no mercado, como poderia o Sindicato ter dificuldade? Então mostra mais uma coisa: falta de entrosamento não só com as agências, mas também com os fornecedores do interior...
Para quê CENP se aqui ainda gráfica vira agência assim estampado descaradamente; se agência vira mídia e fornecedor também? Mesma pergunta faço para outros sindicatos; onde o dinheiro da mensalidade, principalmente para os interiores, não se vê ação?
ResponderExcluirAproveitando que aqui também é um espaço democrático de agências, fornecedores, sindicatos e etc, poderia se discutir mais o papel do que é veículo, do que é fornecedor(de não se aprimorar e assim ir direto no cliente não passando os 20% por lei para as agências). Isso não faz com que se sustente no mercado nada, o que deveria ser bons serviços, materiais (qualidade como um todo). Os 20% vira moeda de barganha com o cliente onde não deveria ser. Porque jornal em Feira não cria premiação para impresso ao invés de criar prêmio socialyte-cliente? Por quê não melhora layout de jornal e reportagens de qualidade? É um conjunto dum todo, gráfica, agência, sinalização, jornal, tv e etc. Precisa cada setor se unir e visar melhoria pra um todo e não ficar na fama da cidade da bolacha quebrada. Acho que olhar pros outros sem olhar pro próprio umbigo é ruim (isso é para todos).
ResponderExcluirMuito bacana sua participação, só é uma pena que não esteja identificado, mas está no seu direito. O Interativo Clube é isso. espaço realmente democrático e precisa da participação de vocês. Com certeza iremos discutir tudo isso que você citou acima. Olha só: podem adicionar ou mandar sugestões para o interativoclube@hotmail.com
ResponderExcluirSinto que falta comunicação!! Engraçado isso...
ResponderExcluirA Sindapro deveria tentar se aproximar das agências, coisa que nunca faz. Aqui nunca nos procuraram pra nada, nunca justificaram pq seria bom ser associado, nada!
A coisa pode fluir se o orgão organizador se empenhar mais, buscar mais. Mas, se nunca se fez nem contato, imagine se algo poderá acontecer.
Como agências podemos ajudar, mas algo precisa ser oferecido. A propósito, estou sabendo desse evento por aqui.
O que me parece é um pouco do que está psotado a cima por colegas da área. Falta mais visita. Falta mais garantias para as agências. Vai uma sugestão aqui minha: Deveria juntar sindicatos, veiculos, fornecedores, faculdades de comunicação e fazer um largo workshop de 3 dias ou mais já que temos em nosso favor localização geográfica boa e mercado ascendente e varejista, onde traríamos profissionais de agências de fora eixo Sul-sudeste pra falar sobre importância de fazer comunicação; trazer empresários que falem da sua experiência de cresciemnto de empresa com o auxílio de comunição; tudo isso para o cliente ver o papel importante de comunicar e ter mais confiança, pois como disseram aí a cima, Feira é complicada pois empresário não sabe a importância de ter agência, ou seja, não diferencia agência de gráfica rápida ou de demais outras empresas que "oferecem" serviços de agência. Assim acredito todos nós ganhariamos pois se continuarmos nessa guerra que já vem a anos no mercado, só quem tá ganhando não somos nós que como um todo (agência, fornecedores, veículos e etc) fazem realmente o mercado. PRECISAMOS EDUCAR O EMPRESARIADO LOCAL E SETORIZAR O QUE CADA UM FAZ BEM CLARO URGENTE.
ResponderExcluirAcredito na proposta deste blog, mas para moralizar o processo e termos transparencia, acho que deve haver um moderador e este moderador deve criar critérios na postagem de comentários. Uma coisa que não acho correto é o comentário de anonimos e pseudônimos. Se a proposta é a de termos um espaço de discução do mercado, os profissionais que tem a ética como linha de conduta devem se apresentar sem mascaras e subterfúgios. Foi uma camarada com pseudônimo que me denunciou ao Cenp e me causou vários problemas para reaver minha certificação, eu sei sei quem é o pilantra e com certeza ele terá seu troco, mas isso não assunto para este espaço, o que acho é que isto é local pra pessoas sérias, quem tem carater se mostra a assume o que diz.
ResponderExcluirSou o Wagner da DPS e não tenho medo de críticas.
Peco.
ResponderExcluircomo mando a minha marca
Graaande Wagner, não gostaríamos de impor regras e sim acreditar q estamos abrindo debate para pessoas maduras e coerentes.
ResponderExcluirComo espaço democrático deixaremos os comentários "anônimos" desde que sejam pertinentes. Grato pela preocupação, quero aproveitar e dizer que a participação de uma pessoa como você é muito importante, um cara atento aos problemas do mercado, questionador e muito gente fina. Espero que saiba usar tudo isso e aproveitar a INTERATIVIDADE desse espaço que é nosso. Nós do Interativo Clube esperamos que as diferenças fiquem de lado e que a gente comece a falar a mesma língua, falamos do mercado como um todo.
O descaso do Sinapro para com as agências do interior é notório. Acredito que criar uma delegacia regional seria uma solução para esse problema de comunicação do sindicato com o interior. Mas estou falando de uma delegacia atuante, que promova debates, workshops (como sugeriu Paulo Ditarso), enfim, ações que realmente ajudem na valorização e concientização do mercado local.
ResponderExcluirCaro Thiago, a delegacia regional já existe só que fica em Santo Antônio de Jesus, foi o que me disse Diana, representante do SINAPRO BA. Cabe a nós também, buscar uma aproximação e ficarmos informados sobre o que acontece, participar, temos que assumir a nossa parcela de culpa, acredito que nesse espaço nos mobilizaremos com o objetivo de participar para cobrar. Acreditamos que seria mais coerente e produtivo se a delegacia regional fosse aqui em Feira, então vamos nos pronunciar.
ResponderExcluirDelegacia em Santo Antonio de Jesus, isso vale um comentário.
ResponderExcluirVale ai, a regra do futebol, quem não faz, toma.
o fato é que não havendo ninguem disposto a encarar o desafio. quem for atrás...
O fato é que o colega (esqueço o nome agora) lá de Sto. Atonio, teve interesse em se aproximar e acabou criando a delegacia.
Só que, sem faltar com a consideração com ele,
acho complicado uma representação que está fora do nosso mercado. São realidades diferentes, Feira tem hoje, acredito, cerca de 40 ou mais agências, falo das regulares e das nem tanto, SAJ acredito deva ter 2 ou três, não sem ai certo. Que tenha sua representatividade, tudo bem, mas Feira tem que ter sua propria representação.