segunda-feira, 29 de junho de 2009

FIQUE LIGADO






















O PRIMEIRO A GENTE NUNCA ESQUECE reúne alguns dos mais saborosos textos publicados pela imprensa brasileira desde o arrebatador sucesso de uma das peças publicitárias mais premiadas da história da propaganda mundial. Criado por Washington Olivetto para a Valisère, em 1987, o filme exibido na TV tinha como protagonista a hoje atriz Patrícia Lucchesi, à época com 11 anos. Com noventa segundos --- algo impensável para aquele momento -, Olivetto cria uma linguagem, uma estética que, já naquela época, ultrapassava todos os limites da excelente publicidade brasileira. O arrebatamento provocado pela poesia contida na peça publicitária acabou por tornar célebre a frase O primeiro sutiã a gente nunca esquece. O sucesso foi tão grande que o comercial virou assunto de bate-papos, de comentários nas esquinas, nos bares, nas ruas, no ambiente de trabalho. O deslumbramento de uma menina que ganha o seu primeiro sutiã resiste na memória daqueles que viram o comercial pela primeira vez.

Mas o tempo se encarregou de perpetuar o conceito trabalhado por Olivetto no comercial. Em todos os setores da sociedade, personalidades e anônimos incorporaram a frase ao cotidiano de suas vidas. Neste livro, Elio Gáspari, Arnaldo Jabor, Ayrton Senna, Sérgio D'Ávila, Pelé, Otávio Frias Filho, Antônio Fagundes, Mário Prata, entre outros, são algumas das personalidades que tomaram emprestada a célebre frase para falar de política, sexo, futebol, culinária, moda etc. O criador, Washington Olivetto, é o autor do projeto, da idéia do livro, e é ele quem o apresenta ao leitor, contando todos os detalhes de como nasceu a idéia da propaganda, as dificuldades que enfrentou, as surpresas, as descobertas, o sucesso que colocou essa propaganda na lista das 100 melhores da história da propaganda mundial. José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, uma das figuras mais importantes da história da televisão brasileira, é que faz o posfácio - O primeiro Olivetto a gente nunca esquece -- e nos conta como Olivetto o convenceu a veicular um comercial de 90 segundos durante a programação do Fantástico, da Rede Globo de televisão.

Quem viu poderá reviver a doçura e a poesia de um momento único da história da propaganda brasileira. Quem não viu passará a entender como se faz um mito.

O lançamento será no dia 11 de outubro na Devassa Cervejaria, Al. Lorena, 1040, Jardim Paulista, São Paulo, das 2h as 6h da tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário